Ads 468x60px

22 março 2012

MISSÕES INTELIGENTES



Pr. Teófilo Karkle

Inclinai os ouvidos, e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso. Porventura lavra todo o dia o lavrador, para semear? Ou abre e desterroa todo o dia a sua terra? Não é antes assim: quando já tem nivelado a sua superfície, então espalha nela ervilhaca, e semeia cominho; ou lança nela do melhor trigo, ou cevada escolhida, ou centeio, cada qual no seu lugar? O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer. Porque a ervilhaca não se trilha com trilho, nem sobre o cominho passa roda de carro; mas com uma vara se sacode a ervilhaca, e o cominho com um pau. O trigo é esmiuçado, mas não se trilha continuamente, nem se esmiúça com as rodas do seu carro, nem se quebra com os seus cavaleiros. Até isto procede do Senhor dos Exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra. (Isaias 28.23-29)

Este texto é uma orientação Inteligente de Deus ao profeta Isaias, para semear com Inteligência, com projeto, com precisão, com cada coisa no seu lugar. Existe muito diferença com a Parábola do Semeador, onde a semente cai em quatro lugares diferentes de terra. Hoje podemos de maneira Inteligente jogar nossa semente no lugar certo. Não teria resultado algum falar de Jesus a uma pessoa com álcool no corpo, nem a um drogado. Fazer isso é como jogar as Perolas aos Porcos, vás perder tempo e jogar palavras fora. Para falar de Jesus a este tipo de pessoa tem que estar consciente, sóbrio, sem álcool e sem droga. (Mateus 7.6) Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

Encontramos no Chile varias igrejas Centenárias, com mais de 102 anos de Fundação, algumas delas usam um Sistema de Evangelização bem antigo, por não dizer antiquado, onde um grupo pequeno da igreja sai em fila de dois cantando pelas ruas e pregando, só que na maioria das vezes o pregador ou pregadora joga suas palavras fora, pois quem esta diante deles é um muro de concreto ou arvores escutando. Esses irmãos poderiam alegar que a pregação esta penetrando pela parede ou pela janela. Teria que ser um milagre, como deve ter acontecido em 100 anos de Historia, mas no fundo isso não é uma maneira Inteligente de fazer evangelismo. E quando tem alguém dentro da casa e começa ouvir a palavra eles rapidamente fecham a porta e a janela.

Temos que falar de Jesus de maneira Inteligente, nada melhor que através de um contato. Quando temos um contato entramos em todos os lugares, casas e fabricas. O contato consiste em saber o nome do proprietário da casa ou da fabrica, seu telefone. Inclusive se pode marcar uma visita, num horário inteligente no qual a pessoa e sua família vão esperar. Pois quando tratamos de fazer uma visita de porta em porta, nem sempre as pessoas nos podem receber.

Ao entregar os famosos folhetos eles também devem ser feito de maneira Inteligente, começando pelo tema que deve estar de acordo com a ocasião. Se for uma Páscoa não se pode entregar um Folheto de Natal. Se isto acontecer se prestará para a critica e para a zombaria. Ademais um Folheto Inteligente terá um papel especial, aqueles com papel de jornal ninguém gosta de receber. As propagandas comerciais são feitos em papel couchê, colorido, elegantemente bobrado no meio com um carimbo feito na própria gráfica. Pois aqueles folhetos carimbados às vezes são borrosos e grande demais cobrindo boa parte do texto ou então o folheto esta manchando com tinta do carimbo.

Falando de Missões Inteligentes, queremos pedir que as Orações fossem também feita de maneira Inteligente. Mas na maioria dos casos todos oram alto e não se ouve a voz daquele que esta fazendo a oração publica no microfone, digamos a oração oficial. Orar de maneira Inteligente é ouvir a oração oficial e ir confirmando com amem. Orar de maneira Inteligente é fazer uma oração à Propósito, de acordo com a necessidade, de acordo com a ocasião, de acordo ao lugar em que estamos. Se descobrirmos o lugar que estamos orando, se é de dia ou de noite e mencionar na oração o lugar, essa oração será uma oração Inteligente. Por exemplo, dizer: Senhor, estamos aqui na beira da “praia”, ou estamos aqui “debaixo desta arvore”, ou então: Senhor estou aqui neste “Escritório lindo”, grande, abençoado desta empresa, invocamos o teu nome em favor do proprietário, etc., etc. Não condene o escritório por ser luxuoso, agradeça a Deus por você estar orando em um lugar assim.

Missão Inteligente se faz Adaptando-se rapidamente no país de Destino, como tem acontecido conosco aqui no Chile. Tratamos de captar prontamente os costumes do povo e propor algumas melhorias. Não podemos mudar as Culturas, mas podemos de maneira Inteligente influenciar-la, principalmente quando temos apoio na Bíblia para poder realizar mudanças na cultura. Chile é um país de vinha e de vinhos, e muitos são dados a tomar este produto da uva em nome da Cultura, mas a Bíblia está contra essa pratica algo assim podemos mudar as vidas das pessoas pela Palavra de Deus. O que não podemos mudar é fazer os chilenos usar as cores brasileira, verde e amarelo, pois as cores daqui são vermelhas e azuis, isso não podemos mudar, nem devemos.

Quando Deus chamou a Jeremias disse que o Ministério dele seria para: Arrancar, Derrubar, Destruir e Arruinar. (Jeremias 1.10) Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. Como funciona isto na pratica? Todos sabem o que é Edificar e Plantar. Hoje aprenderemos como Derrubar: Toda Cultura pode estar debaixo da Influencia de Satanás diretamente, então existem certas coisas no mundo espiritual que precisam ser derrubadas, isso se poderá fazer como uma Missão Inteligente.

No Chile quando o povo vai tomar o café da tarde se disse: Vamos tomar Once. Este é o nome oficial do café da tarde. Exatamente o numero onze (11), descobrimos ao analisar a origem deste nome, que vem da palavra Aguardiente, (Cachaça) que tem onze letras. Os soldados nos regimentos para não dizer que iam tomar cachaça falavam que iam tomar once. Isto esta na Cultura chilena, mas se analisar bem a fundo os crentes em Jesus não deveriam tomar once, quando vão tomar café, pois sua origem vem da cachaça. Então estamos denunciando aqui e nos púlpitos a fim de Arrancar, Derrubar, Destruir essa palavra de tradição que no mundo espiritual traz confusão, dissolução.

Você que gostaria de fazer Missão Inteligente conosco, precisamos instruir você para que tua Oferta seja Inteligente, não podes jogar teu dinheiro fora. Quando colocar uma oferta um num bolo grande que o destino não será especifico a missões essa oferta não esta sendo inteligente. Não continue entregando teu dinheiro para que certos cidadões para que viagem pelo mundo turistando e captando imagens de miséria e depois publicando como imagens missionárias. Sempre tenho visto isso, imagens da Índia, publicado por certas missões de um rio contaminado, sujo, de vacas andando no meio da rua e de bicicletas de todos os tamanhos e de todas as cores e sem cores. Esse fenômeno passa com imagens do Paraguai, da Bolívia e principalmente da África, como que esse é o conceito de Missões, não, esse conceito se chama Miséria, começa com a mesma letra, mas não é Missão.

Somente uma galinha do campo por apuro ou por falta de ninho coloca seu ovo em qualquer lugar na terra mesmo. Por tanto estimado internauta coloque sua Oferta de Amor direto na mão do Missionário, seja Inteligente.

Gostaríamos de receber seus comentários no nosso e-mail centrodealegria@hotmail.com ou sua amizade no Facebook, por favor, pode nos adicionar https://www.facebook.com/#!/Pastorkarkle
Se quiseres conhecer nossa Missão aqui no Chile e se puder ajudar visite nosso Blog http://pronami.blogspot.com/

Pr. Teófilo Karkle
CENTRO DE ALEGRIA

1 comentários:

  1. Muito inspirada esta postagem senti a presença de Deus, isso é muito importante para mim saber que ele nos ama e nos ajuda ensinando-nos como fazer a obra. Eu particularmente não faço sem pedir direção ao Espírito Santo me baseio na palavra do senhor que ensina:Sem mim, nada podeis fazer,graça e paz!!!

    ResponderExcluir

Gostaríamos de Receber sua Opinião a respeito

 

DECRETADO!

"Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força." Neemias8:10

Nossa Promessa

A Promessa de DEUS em nossa vida, Ele está cumprindo em cada detalhe fornecido...

Frase Missionária

Missionar, o verbo mais poderoso!

Ofertar, o verbo mais que perfeito, justo!

Ide, o verbo mais imperativo!

Pr. Teófilo Karkle