Ads 468x60px

17 junho 2012

MISSÕES FILIAIS


Escritor Pr. Teófilo Karkle

Com o passar dos tempos palavras foram criadas dentro da missiologia para definir tipos de Missões, tais como Missões Transculturais, Missões Nacionais, Missões Locais. Hoje acabamos de criar uma nova palavra Missões Filiais, para descrever a maior dificuldade das igrejas em aplicar seu dinheiro em fazer Missões, seja esta onde for.

Filial neste caso, não vem dos três tipos de amor em grego: Ágape, Eros e Filial. Mas vem de uma Igreja, dependente de outra igreja, uma sucursal dependente de uma matriz. Não é correto igrejas brasileiras sair pelo mundo abrindo filiais, vejamos neste tema por que não é correto.

Missões devem ser feita com vários Ingredientes Espirituais tais como: amor, fé, paixão, paciência, coragem e determinação. Também deve ser feito utilizando todas as partes do corpo: pés, mãos, braço, joelho, coração, olhos e lágrimas. Missões ademais devem ser feita com a Logica: Passagens, Documentações, Autorizações de Governo e com uma Infraestrutura adequada.

Quando falamos em Missões Filiais, tocamos num ponto crítico e que fecha as portas para a implantação de igrejas no exterior. Vejamos duas grandes dificuldades, tenho 22 anos de experiências com Missões, isso me dá uma bagagem para falar do assunto com toda a autoridade e legalidade.

Dificilmente as Igrejas querem tomar um Barco Andando, todas querem ir ao Porto e começar a Viagem do Quilômetro zero. Todas querem enviar missionários que nunca foi, do que respaldar um Missionário que já está ativo.

São centenas de Missionários Autônomos como o nosso caso, que estão espalhados por diferentes nações da terra fazendo a obra de evangelização.

Quando enviamos propostas a igrejas para uma Adoção, observamos como elas cogitam, indagam, fazem reuniões de presbitérios, quando fazem, e chegam a seguinte conclusão: Não nos convém adotar este Missionário. Os motivos são os mais clássicos: Não é do nosso estado, não é da nossa cidade, não é da nossa denominação, não é da nossa conta e não tem a nossa visão. Os Missionários tem mais visão do que certas igrejas.

O missionário cai até no julgamento com esses questionamentos: Como é que esse camarada está sozinho lá no campo de Missões? Por que não tem uma igreja dando cobertura nem respaldo econômico?

Os Missionários Autônomos são tratados de rebeldes, de insubordinados, de aventureiros. Perguntam pela cobertura ministerial, se já tem se limitam com apenas orar pelos missionários, isso quando se lembram de orar. Se não tem cobertura, entra à dúvida a indagação e ficam com um pé atrás. Desconhecem que quem chama quem seleciona e quem envia é o Espirito Santo, e não essa Burocracia fria e cheia de freios.

Escrevo aos Missionários neste momento, não sinta e nem faça do teu campo de atuação um Campo de Batalha, ainda que a luta seja contra demônios. Esta luta é para todos os crentes, com Missão ou sem Missão. Faça o que Deus mandou fazer, procure ver o lado bom da coisa, desfrute esse tempo, que é muito bom, junto com a tua Missão tem muita coisa linda para ver e muita coisa boa para comer.

Deus chamou o menino Samuel, num período critico onde o Sacerdócio de turno estava a ponto de ser extirpado. Deus fala com o menino Samuel, sem a tarimba, sem a maturidade e sem os protocolos dos velhos ministros.

Sabe às vezes Deus não consegue mais falar com os Velhos Eli, e começa a falar com os novatos Samuel. Deus não pode usar os pastorzões para Fazer Missões, ele levanta e leva Samuel. Levanta e leva Davi. Levanta, leva e usa os pequenos Samueis.

Pastores que querem ter Filiais da sua igreja no exterior, não estão focando salvar almas. Até existe a possibilidades aqui no Chile de ser reconhecido um CNPJ de uma igreja brasileira, para que seja uma Filial do Brasil. Mas isso não é viável.

Os Missionários brasileiros devem morar no país de destino, os cultos tem que ser feito no idioma nativo. Não se pode comandar uma congregação desde o Brasil.

A Igreja Deus é Amor, tem uma jactância de colocar nos seus letreiros das igrejas fora do Brasil à indicação da Sede Mundial, da Avenida do Estado e do seu Fundador, encontramos que isso esta demais.

A igreja o Brasil para Cristo, abriu uma Filial no Paraguai e colocou o seguinte nome: Igreja o Brasil para Cristo no Paraguai. Com certeza uma Filial assim causa constrangimentos aos paraguaios. O correto seria assim: O Paraguai para Cristo. Cuba para Cristo. Peru para Cristo. Chile para Cristo.

Exatamente como estamos anunciando aqui, criar Filiais nas Nações é um atrapalho a Evangelização Mundial. A Bandeira que deveria ser levantada é a Bandeira de Cristo, não as bandeiras denominacionais.

Converter igrejas chilenas com estilos brasileiros, fazendo delas uma Filial bloqueia a própria cultura local. As igrejas no Chile tem que comprar lenha para fazer culto, para aquecer o templo. No Brasil tem que comprar ventiladores. Em vez de tomar agua fria no púlpito, aqui temos que tomar uma xícara de chá. Aqui no Chile não se canta sentado como as igrejas tradicionais no Brasil, aqui todos só cantam em pé, mas poderiam ler a Bíblia sentada, é uma questão de cultura.

Pastores, fazer uma Missão Filial é como fazer um pequeno império, quando Jesus mandou fazer discípulos. Fazer uma Filial num lugar pobre não teria retorno a sua igreja no Brasil, e ninguém tem feito isso. O que estamos vendo ultimamente é Filiais feitas nos EUA e Japão, pois lá sim que renderia um bom retorno econômico a matriz, pois são países de primeiro mundo. Igrejas que enviam Missionários Filiais nestas condições estão fora do foco, do propósito e da Real Missão, isso é vergonhoso. Está errado fazer Missões deste jeito, onde primeiro enviam o Missionário, depois vai o Presidente para um Tour Missionário e arrecadar recursos.

Realmente quando escrevo, falo da abundância do coração. Quando criticamos estamos propondo uma Reforma Missionária. Tem igrejas que falam em Segurar a Corda para que o Missionário baixe no Abismo, isso é uma analogia ambígua, obsoleta. Não queria eu descer em nenhum abismo confiando em nenhuma corda, isso é missão de bombeiros.

O mundo todo ficou sabendo dos 33 mineiros chilenos que ficaram sepultados dentro de uma Mina de Cobre a 700 metros abaixo da terra. O mundo tecnológico se moveu pata salvar, só o mundo tecnológico veio salva-los. As igrejas não foram ali para salvar, para levar palavras de fortaleza, nem comida e nem corda. Vieram da Alemanha, máquinas especiais onde conseguiram furar a terra, um buraco no diâmetro de onde podiam passar garrafas com água, colchões infláveis, cartas, medicamentos. Enquanto se fazia outro orifício de 70 centímetros onde desceriam uma gaiola para resgatar de um a um cada mineiro. Ninguém saiu primeiro, até que desceu por este poço um enfermeiro para aplicar medicamentos e começar o resgate de que estava mais fraco primeiro.

Jesus não mandou fazer Filial pelo mundo, ele mandou fazer discípulos, e discípulos para Jesus, não para o pastor.

O mundo já estaria salvo se parassem com esta mania de Filiais, de Cobertura de nome, e que se não tem como criar uma Filial, ninguém sai da cidade de origem. Criar Filiais brasileiras é como que a Missão da igreja fosse Diplomática, como que a Missão da Igreja fosse criar Embaixadas e Consulados.

A cobertura vem do Senhor diretamente. A autoridade vem do Senhor diretamente. O amparo vem do Senhor diretamente. Mas isso não descarta a responsabilidade da igreja de Salvar. E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. (Judas 1.23)

Se a Filial tivesse os mesmos recursos que a Sede ainda poderia aceitar a implantação da mesma. Mas ter uma Filial somente nominativa com recursos paupérrimos não é viável a ninguém, principalmente para nações que hospedam esses ministérios.

Por causa da Missão Filial que os pastores não querem Adotar Barcos Andando, querem construir seus próprios barcos e sair pelo mundo. Pois querem enviar o Filhão, o Amigão, alugar o apartamentão, dar o Cartão, o Carrão tudo na mão.
Pastores que querem ajudar os Missionários que já estão em Missão, são bem-vindos aqui no Chile, mas onde nossas igrejas nativas não tenham que trocar de Letreiro nem de Liturgia, nem mesmo de Visão.

Mas se não queres fazer Parcerias o problema será da sua consciência. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? (Romanos 10.13-15).

Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. (Ezequiel 3.20)

Vamos fazer um Sorteio de uma Bíblia em Espanhol aos que Participarem do nosso Blog. http://pronami.blogspot.com/
Faça uma Oferta de Amor - Conta Corrente 18.491-8 Agencia 3078-3 Banco do Brasil

1 comentários:

  1. Paz e Graça, Bons posts aqui em.
    favor Pr entre em contato profeticarte@gmail.com, lembra de nim da UBE?.

    ResponderExcluir

Gostaríamos de Receber sua Opinião a respeito

 

DECRETADO!

"Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força." Neemias8:10

Nossa Promessa

A Promessa de DEUS em nossa vida, Ele está cumprindo em cada detalhe fornecido...

Frase Missionária

Missionar, o verbo mais poderoso!

Ofertar, o verbo mais que perfeito, justo!

Ide, o verbo mais imperativo!

Pr. Teófilo Karkle