Ads 468x60px

27 setembro 2012

IDE MISSIONÁRIO


IDE MISSIONÁRIO

Escritor Pr. Teófilo Karkle

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. (Marcos 16.15 e 20).

Qual é a diferença entre ser Enviado e Ir? Para um Missionário Enviado vamos de tratar como Categoria (E) e para os Missionários que obedeceram ao Ide de Jesus, vamos tratar de categoria (I) Existe uma diferença enorme, entre as duas categorias (E) e (I), convido você que ama missões a ler todo este Artigo em nome de Jesus.

Na categoria (E) existe uma fila grande de missionários candidatos esperando sua vez. Por regra os Missionários da categoria (E) falam com os seus pastores, ou com os secretários de missões, dos seus Desejos de serem Enviados. Os que se enquadram dentro desta categoria (E) normalmente são selecionados dentro de três padrões, se é solteiro e muito novo, vai ficar esperando, se é obreiro auxiliar, vai ter que ficar orando e muito, se é do Ministério Integrado, será colocado em preferência e a igreja na pessoa do seu pastor começará a estudar a viabilidade deste Envio, se é viável ou não é viável a sua ida.

Na categoria (E) aqueles missionários que estão na preferência de serem Enviados, serão analisados mais minunciosamente, vários fatores: Quantos membros integram sua família, se tem mais de três filhos já vai complicando o envio desta família. O crivo coloca outras questões na balança: Tem curso de idiomas? Tem curso Teológico? Quanto tempo é membro da Igreja? Já dirigiu alguma congregação? Sabe pregar? É maduro suficiente como para não ficar chorando de saudade no campo? Nasceu na nossa igreja ou vem de outro estado?

Na categoria (E) os missionários quando selecionados são mencionados para todos que serão Enviados. Estes missionários (E) começam a gozar de certos privilégios. Ele mesmo ou junto com o seu pastor estabelecem um contato com outro Missionário existente na mesma nação que será enviada, para que estejam esperando a chegada do Missionário (E) nas distintas estações de chegada, seja aérea, marítima ou rodoviária. Existem certos lugares onde o processo ainda é mais fácil por que o Missionário (E) ele empreende uma viagem espia, sem sua família, como os espias de Canaã, para conhecer a terra, para saber como é o clima, para alugar uma casa, para preparar o colégio dos filhos. Para conhecer a igreja onde vai assumir a igreja ou para conhecer a cidade onde ele irá começar uma nova obra.

Na categoria (E) o missionário não precisa ter muita coragem, pois nada lhe faltara da sua igreja mãe, todos lhe ajudarão economicamente, todos escreveram mensagens no seu perfil de Facebook. Todos acompanharão no dia do embarque, acenando as mãos dizendo “Deus te abençoe”.

Na categoria (E) o missionário pode acontecer que nem tenha Chamada Missionária para as Missões, mas como tem mais preparo, mas condições sociais, ele é mais querido do pastor presidente, portanto é Enviado. Às vezes para preencher uma necessidade, um vazio no campo missionário, pode que tenha falecido um missionário e precisa ser substituído, ou então o missionário por enfermidade precisa regressar a sua pátria, ou qualquer outro motivo.

Agora analisaremos onde é que a Bíblia diz: Enviai missionários pelo mundo todo, pregue o evangelho a toda criatura? Onde é que a Bíblia diz: E eles, tendo sido Enviados, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram?

Neste último versículo de Marcos, os próprios discípulos foram por Conta Própria por todas as partes. Obedeceram ainda que não tão imediatamente como pensam alguns, a ordem de “Ide por todo o mundo”. Os discípulos inicialmente ficaram em Jerusalém fazendo reuniões de obreiros, convenções, Deus teve que permitir uma Perseguição através do Imperador Nero no ano 70 para espalhar estes discípulos a ir pelo mundo todo.
Enquanto os discípulos estavam convencionandos, o diácono Felipe, categoria (I) vai por Conta Própria evangelizar uma raça odiada, os samaritanos. (Atos 8.5) “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo”. Felipe ganhou muitos samaritanos, (Atos 8.6) ganhou até um mago, (Atos 8.13) ganhou até um funcionário da rainha de Candace – África, superintendente dos tesouros. (Atos 8.35)

Na categoria (I) o Missionário esta convencido da sua Chamada Missionária e começa mobilizar-se nesta posição. Ele entende que se for fazer a fila (E) vai perder meses ou anos preciosos de espera. Na fila (E) pode entrar até o desanimo, pois ele começa a perceber as desigualdades, os que gozam de privilégios. A categoria (E) para ele chega a ser um atrapalho.

Jesus chamou pescadores de peixes, para serem pescadores de almas, mas em muitas igrejas não são os pescadores de almas que são enviados (E), mas sim os “peixinhos” que são Enviados. Peixinho é aquele tipo de missionário amigo do pastor presidente, ou que vêm de uma dinastia missionária, os avós foram missionários, os país foram missionários e agora os netos serão missionários.

Na categoria (I) há um fogo que arde no coração do Missionário, ele não se sente mais bem com o seu bom emprego, com a sua boa casa, com a sua boa nação. Estes Missionários, não aguentando mais as burocracias da categoria (E) simplesmente começam a vender suas coisas para cumprir com o Ide e aceitar o Ir (do verbo Vai). Ninguém os segura, mesmo que a família os trate de loucos.

Temos no livro de Atos três Envios de homens: A primeira menção de Envio registrada em Atos dos Apóstolos está no capítulo 10 de Atos onde mais que uma missão foi uma comissão, Cornélio envia homens para buscar a Pedro, Cornélio ainda não era cristão, nem fazia parte da igreja, nem era pastor. (Atos 10.5) “Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro”. Quando Pedro depois da visão e da orientação direta do Espirito Santo vai para Cesaréia, na casa de Cornélio. Pedro vai de maneira Autônoma, não precisou de uma decisão da convenção ou do ministério local. (Atos 10.19-20) “E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei”.

Na categoria (I) sempre é o Espirito Santo que coloca no coração do Missionário o desejo de Ir, enquanto que na posição (E) quem envia o missionário pode ser a preferência que envia; a influência que envia; a bondade do pastor que envia; a conveniência que envia.

O segundo envio que está no capítulo 15 de Atos, há menção de um novo Envio, mas também é uma Comissão em vez de Missão. Este envio foi para corrigir as três igrejas gentias já existentes naAntioquia, Síria e Cilícia (15.23) Neste capítulo encontramos três vezes falando que houve “Contenda” entre os apóstolos, discursões e até separações. (15.2) “não pequena discussão e contenda contra eles” Teve que intervir Pedro nesta “grande contenda” (15.7) e Tiago também teve que argumentar. Tudo por causa de Fariseus que se havia convertido, mas que queria continuar sendo radicais e ensinando ou exigindo aquela pequena cirurgia chamado circuncisão. (15.5) Missão é ganhar alma e não fazer assembleia extraordinária.

Na categoria (I) encontrada na Igreja de gentílica de Antioquia, encontramos instruções diretas do Espirito Santo pedindo para “Apartar” a Barnabé e Saulo. O que a igreja fez por eles? Apenas quatro coisas: Orou, Jejuou, Impôs as mãos e Despediu. Não encontramos aqui a palavra Enviar, Enviando, Enviado ou qualquer outra semelhança, mas sim encontramos a palavra “Despediu”. Isso na pratica continua da mesma maneira o Missionário da categoria (I) ele recebe apenas uma Despedida, ou nada de despedida. Mas o Missionário (E) ele chega até negociar com a sua igreja um acordo feito no Cartório, tipo um contrato, tipo garantias de que irão cumprir com a manutenção dele. Tem missionários na categoria (E) se não tiver certas garantias ele não vai.

(Atos 13.1-4) “E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”.

“EI” Missionário! Você da categoria (E) Onde esta sua chamada missionária? Onde esta sua coragem? Onde esta o seu amor? Que fazes ai na Fila (E) esperando as portas se abrir? Onde esta a tua Fé missionário?

Não esta escrita na sua Bíblia às palavras de Jesus em Lucas 22.35 “E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada”.

“EI” Pastor! Você da categoria (E) Por que está sentado sobre o dinheiro da igreja como senhor das missões? Por que estas falando mal dos Missionários (I) chamando-os de Rebeldes e Insubordinados?

Por que está fabricando “Boqueira”para amarrar a boca do boi que debulha? (1 Timóteo 5.18) “Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário”.

Teu Ministério será exitoso quando começar a fazer Missões repartindo com sete, e ainda até com oito…(Eclesiastes 11.2) Não precisa repartir com 70 nem com 700 é melhor ter poucos e bem cuidados. Teu Ministério será exitoso quando começar a fazer parte da Aflição do Missionário (I) “Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição”. (Filipenses 4.14)

Louvo a Deus pela vida da minha esposa Missionária Ivone Karkle, este tema começou ser gerado no coração dela. Ela estava comentando que nós não somos Missionários da categoria (E), mas sim, somos Missionários da categoria (I), pois aceitamos o Ide de Jesus.

Minha esposa vendeu todos os aparelhos da sua Clinica de Estética e Massoterapia, deixou uma carteira de clientes de 14 anos de êxito, para poder obedecer ao Ide de Jesus. Ambos deixamos de viver num apartamento grande de 17 cômodos, para viver os primeiros 110 dias no Chile dentro de um quartinho de 3x3 onde tomávamos banho num balde de tinta com tampa ou qual eu colocava no sol para aquecer a água, pois não havia chuveiro elétrico.

Depois passamos a viver no município da Região Metropolitana de Santiago numa casa sem janelas onde podia ver a claridade do dia só indo lá fora ou quando abríamos a porta, onde vivia mais três famílias no mesmo terreno. E ainda o lugar estava cheio de traficantes e drogados tipo uma cracolândia, coisas feias vimos passar ali. Além de enfrentar o frio do Chile, e uma cultura diferente do que ela conhecia, e ainda ter que aprender o idioma sem ter frequentada uma escola de línguas.

Precisamos glorificar a Deus, pois neste tempo todo Jesus não nos há deixado faltar nada, ele tem sido nosso contrato notarial, ele tem sido nossa garantia, ele tem andado conosco nesta nossa terra de Canaã adotiva. Jesus tem sido nosso Sustento, nossa Força e nossa Alegria. Pois se precisássemos ser Enviados por uma igreja que quisera nos enviar estaríamos ainda no Brasil sentado no banco da igreja esperando pelo nosso envio. Mais aceitamos o convite de Jesus e aqui estamos fazendo a obra do Senhor sem o sustento de uma igreja, mesmo assim por conta própria e muito amor, fé e coragem, estamos muito feliz.

Deus tocando seu coração e você sentindo o chamado de Deus para nos ajudar, nos abençoar, pode começar hoje orando por nossa obra aqui no Chile, e também poderá nos adicionar nossos nomes na Rede Social Facebook, adicionem também nossos MSN, e escreva na sua agenda o número de nossa Conta no Banco do Brasil, Deus vai precisar de você para nos ajudar aqui na terra do Chile. Coloque nossos nomes em vossas orações.

Conta corrente 18.491-8 agencia 3078-3 Banco do Brasil.

2 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog, Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  2. OLA PASSANDO PRA DIZER QUE GOSTEI DAS POSTAGENS E TAMBEM PEGAMOS ESTA LOGO DO IDE DE MISSOES COM BRASIL E COLOCAMOS EM NOSSAS DIVULGAÇOES NO SEMINARIO ACHEI MUITO LINDA. GRATO

    ResponderExcluir

Gostaríamos de Receber sua Opinião a respeito

 

DECRETADO!

"Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força." Neemias8:10

Nossa Promessa

A Promessa de DEUS em nossa vida, Ele está cumprindo em cada detalhe fornecido...

Frase Missionária

Missionar, o verbo mais poderoso!

Ofertar, o verbo mais que perfeito, justo!

Ide, o verbo mais imperativo!

Pr. Teófilo Karkle