Ads 468x60px

19 julho 2012

AUTORIDADE MISSIONÁRIA

AUTORIDADE MISSIONÁRIA

Pr. Teófilo Karkle
Quem pode ser autoridade Missionária nesta terra? O que fez curso de Missiologia na Escola, mas nunca foi para as Missões? Aquele que é um Antologista de Missões? Será autoridade aquele que esta detrás de Um escritório numa Secretaria de Missões? Ou será aquele que consegue fazer os decibéis subir num congresso de Missões?
Deus tem permitido a mim neste tempo, depois de 21 anos em Missões na essência escrever com muita Autoridade e propriedade sobre Missões e postar na Internet em forma de Artigos, material este que logo será colocado em forma de livro, para a glória de Deus, só estamos esperando alguma editora nos descobrir para publicar nosso material. Mas não queremos ser amordaçados por linhas editoriais, que nos iniba de dizer a verdade Missionária como temos feito sempre.
Tem muita gente ocupando o termo Missões, sem ser Autoridade no assunto. Leigos e soldados rasos sem experiência estão pregando sobre Missões e ficam citando aquelas coisas que existem três tipos de Missionários, os que vão os que oram e os que contribuem, lá do século 19. Se ditos pregadores tivessem lendo nossos Artigos teriam tidos novas frases de nossa autoria para usar, desde que citem a fonte como referências sem tirar nossos créditos.
E os cantores e cantoras sem Autoridade na área de Missões que estão cantando nos Congressos de Missões, sem na verdade conhecer Missões. Hinos como aquele de 500 graus de puro poder, esta teologicamente errado, e nada de Missões missiologicamente falando.
Tenho observando também que as igrejas que estão sendo pastoreadas por ex-missionários são as mais pobres em Missões. Os ex-missionários quando já se encontram de volta dentro dos quarteis-gerais fazem muito pouco por Missões. Sinto de dizer que tem alguns ex Missionários que foram introduzidos dentro das salas de Missões, e ficaram limitados, amarrados, sem autoridade de delegar, de criar congressos, nem mesmo de tocar no dinheiro das Missões e ainda ouvindo dos superiores, estamos trabalhando no vermelho. Cremos que os que estão nestas condições, estão no lugar errado. Um ex-missionário deveria ser um Levantador, sim, Levantador de Missionários, levantador de Recursos, um verdadeiro Promotor de Missões, se isso não cabe dentro de uma sala de quatro paredes, tem a World Wide Web, isto é a Ampla Rede Mundial, www.
Tem muito gente achando bonita a palavra Missões e estão ocupando elas nos cultos, nos templos e nas salas de reuniões. Usam essa palavra por apenas ser bonita, não por fazer Missões. Outros usam a palavra Missões, mas dentro de uma semântica empresarial, veja como é verdade, a palavra contem Missões, mas não é Missões: Uns usam fazer Transmissões, nesta palavra aparece Missões, mas o que fazem a transmitir informações de dados em uma empresa de Informática ou de Telecomunicações. Outros falam em Missões, mas com um aditivo na frente, Comissões, essa palavra também é empresarial, uma forma de calcular o salário fixo e mais as comissões. Comissões não são o mesmo que Missões nem Comichões. As imobiliárias trabalham assim, as consultoras de cosméticos também, e os tão desesperados marqueteiros se lucram assim, mas isso não é Missão. Empresas mandam seus trabalhadores embora e usam a palavra Demissões, mas isso também não é Missão e por último algumas igrejas brilham por sua ausência nas Missões, isso é o que chamamos de Omissões.
Uma cirurgia plástica não pode ser feita por um enfermeiro, nem que ele seja o chefe, e saiba usar o bisturi. Assim que falar de Missões não pode ser feita por qualquer pessoa. Por isso virou no que virou os Congressos, que são Romarias, Venderias, e desfile de fashion. Outros por que sabe dizer bom em espanhol, “Bueno” acha que podem falar de Missões.
Quando as igrejas brasileiras começar colocar os Missionários para pregar nos Congressos de Missões, haverá uma explosão de Avivamento nesta terra. Mas se o Missionário é muito fraco, que não tem condições de dar uma Conferência Missionária, a culpa esta na própria igreja que fez um Missionário sem peso Teológico, por não colocar ele na Escola de Missões para ser lapidado.
Como seria maravilhoso que em cada Congresso fossem trazidos apenas Missionários do exterior, para pregar. Logo depois levar os mesmos Missionários para um Check Up médico e dental. Ademais de abençoar o regresso deles ao campo com equipamentos, material de construção, mobilização. Por que com os recursos que tem os campos missionários eles levam de 5 a 8 anos para construir uma pequena igreja, enquanto que as igrejas brasileiras não tendo mais espaço estão comprando as propriedades colidentes do templo para criar mais estacionamentos. Veja o grande pecado, estão pagando e muito para abençoar pregadores abastados para que sejam mais ricos. Em quanto isso os Missionários que ganham alma, perdem a saúde, os dente, o peso, a cultura originaria, e amarram a boca do boi que debulha.
Será que um Pastor é medido por metro quadrado? Quantos metros quadrados tem o estacionamento da sua igreja pastor? Será que um coração de pastor é pesado pelo número que ele consegue juntar? Quantas pessoas te seguem pastor no Twitter ou no Facebook? E a Autoridade Missionaria é calculada por viver na capital do estado? Por ter algum livro no mercado? Por ter centenas de igrejas confederadas à sua organização? Ou ainda por que já viajou pelos países estando apenas uma semana em cada um deles? Uma semana em cada país, só conheceu o hotel, o centro comercial, alguns monumentos históricos, algumas comidas típicas. Uma semana não deu nem para caminhar a pé, nem tomar uma chuva, nem saber de onde vem e para onde vai o ônibus. Uma semana não deu para ver as mais incríveis construções de templos a base de lata, aglomerado e Eternit.
Autoridade Missionária é bagagem, experiência, forjada na prova e no fogo, na escassez, no ir e vir a pé. Autoridade Missionária não é formada na bagagem com rodinha em baixo da mala na calçada de um hotel, contendo dentro, roupa, filmadora e DVD. Fazer fotos em igrejas nativas em culto especial para subir no Facebook é muito diferente daquelas fotos que ninguém quer tirar nos cultos comuns da semana sem festa, com chuva e com alguns membros dentro da igreja. Essa é a igreja cotidiana que vemos aqui e que temos amado. Abraçar irmãos gripados. Caminhar na calçada com sujeiras fecais de cachorro. Escutar o barulho dos vendedores de ovos por unidade vende de um ou de dois ovos ou quanto você precisa.
Se há confundido alguns títulos de Autoridade nas Igrejas Evangélicas, algumas acham que Apostolo e Bispo é superior ao Pastor. Etimologicamente Apostolo significa ‘Enviado’ assim que os verdadeiros apóstolos são os Missionários, não aqueles que se acham os líderes máximos de uma organização. E bispo é o mesmo que ancião e presbítero, uma cargo menor que pastor. No grego‘Apo’ significa ‘Fora’ e ‘Stello’ significa: ‘Eu enviei’ isto é então os doze discípulos de Jesus enviado a pregar. Já a palavra Bispo no grego vem de ‘Epi’que significa ‘Encima’ mais a palavra ‘Scopus’ que significa ‘Observador’ ou seja, um Bispo é aquele que olha por cima. ‘Presbyter’ em grego significa‘Velho’
Concluindo então Autoridade Missionária vem com o tempo de atuação em Missões. Não estamos falando de Autoridade dada por Jesus para expulsar demônios e por curar os enfermos, essa autoridade todos deveriam ter independente da nação onde se encontra. Mas Autoridade Missionária é adquirida no Campo, onde a permanência seja de pelo menos uns 10 anos, junto com outros preparos, tai como: Curso de Teologia, de Idiomas, de Informática para poder atuar de maneira online e fazer o nome do Senhor grande.
Muitas pessoas querem ajudar a Obra Missionária, mas não sabe onde estão os Missionários, por tanto aqui colocamos nossos perfis para que você nos ajude:
(Será sorteado de uma Bíblia em Espanhol, aos que Participarem do Blog).
CONTA: Banco do Brasil C/C 18.491-8 AG 3078-3

0 comentários:

Postar um comentário

Gostaríamos de Receber sua Opinião a respeito

 

DECRETADO!

"Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força." Neemias8:10

Nossa Promessa

A Promessa de DEUS em nossa vida, Ele está cumprindo em cada detalhe fornecido...

Frase Missionária

Missionar, o verbo mais poderoso!

Ofertar, o verbo mais que perfeito, justo!

Ide, o verbo mais imperativo!

Pr. Teófilo Karkle